I Clube de Trocas no próximo dia 22 estimula a economia solidária
A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), realizará, no próximo dia 22, o I Clube de Trocas, com atividades voltadas para a promoção da economia solidária dentro da universidade. Na ocasião, serão lançadas a moeda social ‘Sol’, o Banco Solidário e o site do projeto. Participarão do evento servidores e estudantes da Unilab, moradores da região, empreendedores incubados pela Intesol, gestores públicos e representantes de redes parceiras.
A programação iniciará às 9h com a realização da I Feira Solidária, em que serão comercializados produtos agroecológicos da agricultura familiar e artesanatos fabricados pelos empreendedores incubados pela Intesol. Para a compra destes materiais, os interessados devem utilizar a moeda ‘Sol’. A feira acontecerá no Pátio do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade.
Também no período da manhã, ocorrerão as oficinas: “Certificação e Selo Solidário”, voltada para o público em geral, e “Educação para o consumo – endividamento social”, direcionada para estudantes da Unilab que recebem auxílios. Os inscritos receberão declaração de participação.
À tarde, será realizado o Clube de Trocas Solidárias, onde qualquer pessoa pode levar produtos novos ou seminovos sem utilização para trocar por outros, sem a circulação de dinheiro. Durante esta atividade, as professoras Clébia Mardônia Freitas Silva e Violeta Maria de Sirqueira farão uma metodologia para refletir questões relacionadas às finanças, consumo, gênero e meio ambiente.
A programação tem continuidade com as Rodas de Cultura a partir das 17h, na área de convivência do Campus da Liberdade, em que estudantes e integrantes dos grupos de arte apoiados pela Intesol poderão participar de apresentações de teatro, hip hop, capoeira, poesia, música e gastronomia. O objetivo deste momento é mostrar a cultura local e africana. Os recursos arrecadados na Roda de Gastronomia irão para o Fundo Solidário dos grupos incubados pela Intesol.
Segundo a coordenadora da Intesol, Clébia Mardônia Freitas Silva, a proposta é criar uma cultura de consumo ético solidário, em que os participantes possam ser, ao mesmo tempo, consumidores e produtores. “É muito mais do que um lugar para fazer intercâmbio sem dinheiro, mas é uma festa onde as pessoas se conhecem, criam novos projetos e perspectivas, nascem novas amizades, se pratica a solidariedade e cresce a autoestima”, destaca.
Oficina: “Certificação e Selo Solidário”
Público: estudantes e servidores da Unilab e representantes dos empreendimentos incubados pela Intesol.
30 vagas
Horário e local: 9h as 17h, na Sala da Intesol
Inscrições: Sala da Intesol
Oficina: “Educação para o consumo – endividamento social”
Público: estudantes que recebem alguns dos auxílios oferecidos pela Unilab
100 vagas
Horário e local: 8h às 12h, Cras de Redenção
Inscrições: na Sala da Propae
Realização: Intesol e Propae
Moeda Sol
O símbolo da moeda sol foi utilizado por antigos guerreiros africanos e significa fortaleza, liberdade e fraternidade.
CONTEÚDO RELACIONADO
- 1º Plenária geral do Colegiado Territorial do Território do Maciço de Baturité
- UNILAB e UFC realizam projetos com jovens na comunidade da Lagoa de São João no município de Aracoiaba.
- Tomaz Aroldo da Mota Santos é o novo reitor pro tempore da Unilab
- INTESOL realiza primeiro diálogo com o PNUD sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)
- Apresentação do Território do Maciço de Baturité