Institucional

Incubadora Tecnológica de Economia Solidária – INTESOL

A extensão é o que caracteriza o fazer da INTESOL, porém com foco específico – a estratégia de inclusão produtiva e financeira pautada na economia solidária. Representa, portanto, um dos “lugares” de integração de programa, projetos, ações e atividades que relaciona a inserção produtiva como fim. A vigência dessa forma de fazer da INTESOL pautada nos preceitos da economia solidária vai ao encontro do que defende a UNILAB como principio e objetivos estratégicos, mesmo entendendo que como unidade de ensino, a UNILAB não poderá se fechar para compreender outra ou outras, vertentes econômicas.

Vem se reafirmando como instrumento de integração ao ensino, pesquisa e extensão direcionada a atender a comunidade interna e principalmente, externa no que concerne ao escoamento de resíduos de pesquisas, a formação em economia solidária, educação ambiental, arte e cultura, organização da produção solidária, comercialização solidária, consumo ético e solidário, finanças solidárias, incluindo nessa última, além dos processos formativos a orientação para o fomento.

A interação com a sociedade vem se dando pela inserção de grupos e empreendimento a serem incubados seja pelo diálogo e parceria com organismos públicos ou da sociedade civil organizada como prefeituras, governos estadual e federal, universidades, agencias de fomentos organizações não governamentais, associações comunitárias e cooperativas, dentre outros.

A INTESOL nasceu em 13 de dezembro de 2013 através de um projeto financiado pelo CNPq. Apresenta uma estrutura já internacionalizada, de multi-incubação, integração com as politicas públicas de desenvolvimento e o intercâmbio com os países da África, parceiros da UNILAB. Conta hoje com uma equipe de pesquisadores e bolsistas interdisciplinar, ou seja, que envolve as diversas áreas do saber e institutos da UNILAB e ainda com a parceria do Colegiado Territorial e Núcleo Dirigente do Território do Maciço de Baturité. Toda sua prática se direciona ao desenvolvimento territorial, desse modo, vem contribuindo diretamente com o Território do Maciço de Baturité .

No que se refere ao ensino e pesquisa vincula o Núcleo de Pesquisa e Produção em Educação Popular, Microfinanças e Economia Solidária, a produção científica e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas.

Vem concebendo a estratégia de inclusão social e produtiva como “ponte” importante para visibilizar, especialmente, o eixo extensão da UNILAB. Considerando o envolvimento da UNILAB com países africanos, a INTESOL pretende desenvolver intercâmbio e transferência de tecnologia de incubação e microfinanças para esses países e ainda mobilizar parceiros estratégicos seja estes, internos e externos para viabilizar sua realização.

 

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar