Eixos de Atuação
A INTESOL vem se consolidando como a estratégia de inclusão produtiva da UNILAB, vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), cuja atuação é operacionalizada em três eixos de atuação: Educação e Formação; Sustentabilidade e Inclusão Produtiva e Acesso a Mercados.
A INTESOL vem se consolidando como a estratégia de inclusão produtiva da
UNILAB, vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), se propõe a congregar
programas, projetos e ações em conexão com os diversos institutos, com o Maciço de Baturité
e países parceiros da UNILAB.
Em suas ações envolve temas transversais inerentes à disseminação da proposta da
economia solidária. Pressupõe, para tanto, a participação ativa dos sujeitos envolvidos e ainda
a interação com processos educativos embasados na educação popular e na relação dialógica
do saber empírico com o saber científico. Dessa forma os docentes, discentes e técnicos
envolvidos deverão ser capazes de articular tecnologias disponíveis, tanto as produzidas pelas
práticas dos sujeitos em processo de incubação ou assessoramento, quanto às oriundas das
pesquisas científicas, assim, reconhecer a ação como fato social.
Politicamente, envolve temáticas e intervenções que visam um olhar mais
estratégico por parte dos professores pesquisadores colaboradores e bolsistas em relação às
ações de incubação – um olhar sobre a prática de cada empreendimento seja, uma unidade
familiar, uma rede, um grupo, assentamento ou cooperativa identificando a situação em que se
encontram para assim, contribuir na qualificação de suas intervenções produtivas. Significa
colocar a “mão na massa”, ser possuidor (a), habilitado (a) e desenvolver habilidades técnicas.
Vincula estrategicamente os eixos trabalhados conforme descrito abaixo:
EIXO 01 – Educação e Formação – além da prática educativa e formativa, é preciso se situar
quanto a concepção pedagógica adotada pela INTESOL, é preciso desenvolver capacidades de
elaboração de metodologias, material didático pedagógico, articular os temas e temáticas de
cada eixo numa visão mais ampliada quando esta ação for pensada na perspectiva de
desenvolver e aplicar métodos formativos e educativos como rodas de conversas, oficinas,
cursos, eventos temáticos, aulas, troca e intercâmbio de experiências seminários dentre outras.
Envolve o estudo das realidades para se pensar na oferta.
EIXO 02 – Sustentabilidade – reconhece especialmente que não há como intervir numa
realidade sem que possamos identificar como é feita a gestão em torno da ideia da ação
produtiva e como ela vem sendo veiculada socialmente. Envolve, especialmente, a
identificação de fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças. Observem que está
diretamente vinculada a uma ação de caráter educativo, como tudo que nos envolve, todavia,
se caracteriza operacionalmente, como uma intervenção concreta que vai qualificar os atos
praticados a partir da educação adquirida como por exemplo a orientação sobre embalagem,
rotulagem, controle de qualidade e design de produtos.
EIXO 03 – Inclusão Produtiva e Acesso a Mercados – O papel da INTESOL não é o
comercio, mas a orientação para e o desenvolvimento de ações que possam tanto incluir os
grupos como orientá-los a participarem dos “nichos” de mercado existentes. Observem
novamente, que há todo um aparato teórico e pedagógico para esse procedimento. Não estamos
falando de abrir qualquer mercado, estamos sim falando de construir a partir da educação e
orientação outra consciência de inserção ao trabalho. Discute-se aqui, inclusive, o mundo do
trabalho a visão que temos de ter sobre o valor do trabalho; discute-se aqui em que sistema
econômico estamos pautados para orientar ao acesso a mercado; discute-se aqui os valores do
consumo, da produção; discute-se aqui o papel social de cada sujeito e suas interações nesse
processo; discute-se aqui, inclusive, a cultura, as formas de organização e as relações que
podem ser construídas com as redes de compras, como redes de cooperação, compras
governamentais, dentre outros.