desenvolvimento e disseminação de Tecnologias Sociais
Adequação sociotécnica ou de desenvolvimento e disseminação de Tecnologias Sociais compreendidas como produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade.
No segmento das práticas não agrícolas, a INTEESOL/UNILAB deverá transferir aos grupos incubados tecnologia social de utilização de resíduos têxteis, além da sua integração em rede de comercialização Redesol-SP e de participação cidadã. Da mesma forma, o grupo que vinculará a experiência de processamento ou beneficiamento de produtos da agricultura familiar deverá aproveitar tecnologia de produção sem uso de produtos químicos, na perspectiva de certificação orgânica.
Com respeito ao eixo crédito solidário, a INTEESOL/UNILAB pretende aperfeiçoar a tecnologia social de finanças solidárias, a partir da experiência do PROMUJER da Bolívia (banco da vizinhança), do Banco Palmas em Fortaleza e do CREDIAMIGO do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), aplicadas ao enfoque do desenvolvimento territorial.
A organização para gestão dos grupos também poderá ser um produto metodológico utilizado por outras experiências similares de empreendimentos da economia solidária.