Institucional

Incubadora Tecnológica de Economia Solidária – INTESOL

É um instrumento de ação pedagógica de fomento ao empreendedorismo e gestão social que se destina a apoiar grupos produtivos, redes de produção, cooperativas de agricultores familiares, empreendimentos solidários, empresas autogestionárias e unidades de produção familiar, discentes, docentes e técnicos, especialmente da Unilab propiciando-lhes serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional, em apoio as ideias de produtos e processos que resultem em negócios e contribuam para gerar trabalho, ocupação e renda na perspectiva da economia solidária e do desenvolvimento territorial.

Está organizada em três linhas estratégicas que orientam e norteiam as ações desenvolvidas quais sejam: Linha de Educação e Formação; Linhas de Inclusão Produtiva e Gestão Social e Linha de Sustentabilidade.

Como o próprio nome já inspira, perpassa por vários procedimentos para concretizar o apoio ao desenvolvimento dos grupos, empreendimentos, cooperativas, unidades de produção familiar e outros – pré-incubação, incubação, desincubação.

A Pré-incubação – é a fase em que se busca conhecer a situação inicial dos grupos que solicitam a intervenção da incubadora para, somente através da realização do autodiagnóstico ou seja, como se encontra o grupo na fase inicial, que pode durar até 90 dias, dependendo da situação em que o grupo se encontra – se iniciando ou em processo de evolução – para que haja uma decisão sobre a elaboração e posterior execução de um plano de ação que vincula a entrada do empreendimento ao processo de incubação. É nessa fase que os grupos são levados a preencherem uma ficha de cadastro vinculada ao plano de ação que delimita o papel de cada ator e a intervenção propriamente dita.

A Incubação, idealizada a partir das vertentes da economia solidária e do desenvolvimento como um conjunto de atividades sistemáticas de extensão e pesquisa, formação e assessoria técnica e tecnológica que abrange o surgimento ou o fortalecimento dos grupos, empresas autogestionárias, unidades familiares e empreendimento econômicos solidários até a sua consolidação e que busca, através da troca de conhecimentos e saberes, fazer com que estes, no fim do processo de incubação, conquistem autonomia organizacional e viabilidade econômica. Pode demorar de 24 a 36 meses.

E, a Desincubação que além de concentrar-se no planejamento realizado existe o processo de acompanhamento e avaliação observando os resultados alcançados. É um processo que acontece naturalmente, observado tanto pela incubadora, quanto pelos próprios grupos/empreendimentos que se vêm. Na prática, passam da desincubação e tornam-se parceiros da incubadora, especialmente na aplicação da metodologia de aconselhamento de pares, ou seja, são convidados a ajudar os grupos que chegam a se desenvolverem através do relato e troca de suas experiências.

Vocacionada nos princípios da Economia Solidária e do Desenvolvimento Territorial a Intesol entende a economia solidária como um sistema econômico em que ressignificação que vem sendo evidenciado por um conjunto de experiências coletivas de trabalho, produção, comercialização e crédito organizadas por princípios solidários, todos regidos pela autogestão, democracia, solidariedade e cooperação que aparecem sob diversas formas como cooperativas e associações de produtores, empresas autogestionárias, bancos comunitários, clubes de trocas, banco do povo e diversas organizações populares urbanas e rurais que se articulam em redes de colaboração e fóruns de discussão, com apoio de outras instituições governamentais e não governamentais.

O desenvolvimento é entendido como um processo que inclui a economia, a criatividade, o uso de tecnologias sustentáveis, a cultura, o meio ambiente e a sociedade numa interação equilibrada na qual as necessidades são satisfeitas pelas gerações atuais sem que haja comprometimento das capacidades para as gerações futuras no que concerne em atender suas próprias necessidades.

Utilizando um conjunto de técnicas e metodologias desenvolvidas a partir da interação do conhecimento empírico com o conhecimento técnico e o conhecimento científico envolvendo para tal fim os diversos atores no processo onde a criação, inovação e/ou reaplicação de artefatos ou métodos de aprendizagem apresentam soluções simples e de baixo custo e, consequentemente, contribui para o desenvolvimento social dos atores e o meio em que vivem.


RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR CONSUNI/UNILAB Nº 4, DE 11 DE MARÇO DE 2021 – 

Aprova o Regimento Interno da Aprova a criação e o regimento interno da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).

REGIMENTO INTERNO – INTESOL


 

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar