Sobre a Incubação
A INTESOL está organizada em três linhas de ações para fomentar a INCUBAÇÃO propriamente dita – Educação e Formação; Inclusão Produtiva e Acesso a Mercados e Sustentabilidade. Cada linha, com a integração de instrumentos estratégicos para garantir os alcances dos resultados e, consequentemente, a visibilidade social da Unilab na área do TRABALHO. A linha de Educação e Formação envolve o plano de formação onde são desenvolvidos os cursos, oficinas, treinamentos e eventos voltados ao tema trabalho e ainda a produção de materiais didáticos e pedagógicos como jogos, vivências, cartilhas, manuais e outros; A linha de Inclusão Produtiva e Acesso a Mercado inclui os instrumentos metodológicos como a realização da feira na Unilab, a venda de produtos da Agricultura familiar pelos produtores em processo de incubação através da atividade Balaio de Horta, o exercício de vendas e relacionamento com os consumidores através da loja solidária, a moeda social, dentre outros. Inclui aqui, o desenvolvimento das metodologias para reaplicação nos municípios quando solicitadas; a linha de Sustentabilidade sugere a integração dos parceiros do Conselho Gestor para otimizar recursos além da mobilização de recursos sejam estes humanos, materiais e/ou financeiros, como por exemplo com a ação “Fala Território” que buscará envolver a comunidade externa com a Universidade no debate das vocações locais e de possíveis demandas.
Ações de incubação dos empreendimentos econômicos solidários.
A implantação da INTESOL/UNILAB será precedida por um processo de preparação (organização e capacitação) dos grupos de produtores e produtoras incubados em potencial. Acredita-se que estes grupos apresentem estágios diferenciados de organização e desenvolvimento, o que pressupõe estratégias distintas, em especial na fase de assessoria técnica específica para cada tipo de empreendimento. Entretanto, a Incubadora funcionará guiada por um processo metodológico vinculado aos seis eixos e objetivos estratégicos, quais sejam:
- Ações de Educação e Formação: mobilização, sensibilização e seleção, cursos, oficinas, seminários, rodas de conversas, eventos temáticos, aulas, troca de experiências, pesquisa. Envolvem estudos introdutórios e avançados sobre a temática da economia solidária relacionada à gestão de empreendimentos solidários, orientação para a produção, consumo e comercialização e, o desenvolvimento tecnológico destes.
- Ações de Administração e Comunicação: apoio à organização administrativo- financeira e de gestão dos grupos em torno da ideia de empreendimento solidário. Elaboração de planos de ação tendo em vista a realização do diagnóstico rápido participativo anteriormente, levantando Fortalezas e Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
- Ações de Produção e Comercialização: apoio à comercialização, com ênfase em compras governamentais e redes de cooperação; Articular assistência técnica e transferência de tecnologias sociais adequadas às necessidades dos empreendimentos; incrementar a capacidade de acesso às linhas de crédito e a mobilização de parcerias.
- Ações de consumo ético e solidário: apoio e formação para o consumo consciente evidenciando a importância deste e suas relações com a produção e comercialização para disseminação da proposta de economia solidária.
- Ações de Fortalecimento da Política e do Marco Legal da Economia Solidária: envolvimento e integração dos grupos incubados no controle social das políticas públicas e nas instâncias de participação cidadã (conselhos, fóruns, redes, conferências e outros), bem como em eventos relacionados.