Instrumentos da Incubação
Intitulamos instrumentos didáticos facilitadores pois cada ação desenvolvida deve trazer elementos cujos aprendizados sejam inerentes à reaplicação do processo e/ou reflexão de saberes sobre o trabalho pautado no desenvolvimento e economia solidária. Vale ressaltar que cada instrumento está vinculado a uma linha de ação.
Linha Educação e Formação
Ateliê Didático para o desenvolvimento de empreendedorismo
Propõe ser um instrumento de produção de materiais didáticos, pedagógicos e facilitadores de processos para inserção no mercado de trabalho a partir da criação de protótipos de jogos, tecnologias inovadoras, manuais, vídeo aulas, podcast, materiais de divulgação (matrizes) e peças pilotos, cartilhas e outros materiais relacionados.
É de fundamental relevância não somente para a linha de educação e formação, mas, perpassa por todas as linhas relacionadas à Intesol já que o desenvolvimento dos materiais se refere a otimizar os saberes e conhecimentos para inserção laboral e ainda criar marcas e patentes relacionadas.
Plano de Cursos, oficinas e Eventos
O planejamento de cursos, treinamentos, oficinas, rodas de diálogos e eventos faz parte do fazer da Intesol em resposta ao atendimento das demandas e ainda da possibilidade de trazer propostas diferenciadas em termos metodológicos para inserção no mercado e trabalho e o desenvolvimento de projetos com parceiros no território e países parceiros da Unilab. Cogita-se, inclusive, que a partir do ano de 2023 além das ações de formações presenciais, estaremos dispostos a atender as demandas à distância com o apoio do Ateliê Didático.
Todo planejamento envolve além da produção de materiais didáticos, o uso de instrumentos facilitadores de processos como jogos, manuais, dentre outros.
Linha Inclusão Produtiva e Social
Feira Agroecológica
A feira agroecológica acontece uma vez por mês na Unilab de forma itinerante entre os campi cujo objetivo é servir como instrumento didático prático sobre como realizar uma feira e ainda debater sobre o consumo, a economia solidária, o desenvolvimento do território, a produção, dentre outros temas.
Além desses fatores, agrega a arte e a cultura como meio para debater sobre o entendimento da relação comercialização, desenvolvimento, cultura e regionalização, dentre outros fundamentos relacionados à economia solidária e ao desenvolvimento.
A relação econômica gerada, busca contribuir com o debate do consumo consciente internamente e gerar saberes para que os municípios possam aderir a metodologia e implantar feiras locais nos seus municípios.
Loja Colaborativa
Assim como a feira agroecológica, a loja colaborativa traz a metodologia de aprendizagem para implantação de loja colaborativa além da comercialização de produtos locais e de resíduos de pesquisa do IDR e INTESOL. Tem todo um procedimento organizacional animado pela Intesol, na perspectiva de que outras lojas colaborativas sejam implantadas nos municípios e até países parceiros.
Orientação à participação em outras feiras e acesso a mercados
Na prerrogativa do acesso a mercado, os sujeitos em processo de incubação são orientados a participarem de feiras locais, regionais, nacionais e até internacionais. E levados a compreenderem como acessar outros mercados como mercados digitais. A Intesol como parceira do IAFLOR, orienta os produtores e produtoras a se relacionarem com ele através da Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar (RACAF) para acessar as vendas por mecanismos digitais.
Moeda Social SOL
É uma tecnologia social de facilitação de transações financeiras que busca valorizar a expressão humana, suas atitudes conscientes sobre a possibilidade de melhorar de vida, a partir das ações de suas próprias forças. Valoriza o coletivo e a solidariedade com outras pessoas em atitudes econômicas. Faz ainda a gestão da relação de trocas entre a moeda social e a moeda tradicional nas relações de acesso a mercados.
Está em processo de estudo a digitalização desse instrumento para facilitar as transações comerciais e ainda orientar os possíveis bancos digitais no território Maciço de Baturité.
Balaio de Horta
Oferta de produtos orgânicos unindo produtores e consumidores através da venda com entrega direta de sexta com produtos de agricultura familiar, onde os produtores ofertam seus produtos e a Intesol faz a mediação da venda interna e organização dos Balaios com local fixo para a entrega aos consumidores em potencial.
Linha de Sustentabilidade
Projeto Fala Território
Realizado a cada quinze dias, o instrumento “Fala Território” está dentro da linha Sustentabilidade pois será utilizado como mecanismo para aproximar os municípios do território, seus produtores e assim, discutir as vocações locais, demandas e ainda apresentar através de eventos artísticos e de degustação, a produção regional em destaque. Prevê uma programação nas mídias sociais de chamamento à participação e, especialmente a comunidade interna.
Será executado na área verde enfrente a seda da Intesol no campus das Auroras, nos dias de quinta-feira, conforme já acordado com a RACAF.
Sistema de PMASD
O Sistema Planejamento, Monitoramento, Avaliação, Sistematização e Difusão refere-se a todo processo de acompanhamento dos indicadores de resultados e impactos gerados utilizando os vários instrumentais de coleta de informações. E com esse instrumento que avaliamos e planejamos os passos futuros, além de apresentar a efetividade das ações de incubação.
Mobilização de Recursos
Além de todos esses procedimentos, realizamos a mobilização de recursos sejam estes humanos, materiais e ou financeiros através da elaboração de projetos para otimizar o atendimento das demandas e ainda articular o fazer da Intesol com a capacidade dos discentes e docentes no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão.
Agrega valor as ações realizadas na Intesol e contribui na realização de ações específicas dos professores envolvidos.
Parcerias estratégicas e fusão no Conselho Gestor
A Intesol foi institucionalizada trazendo na forma de gestão um Conselho Gestor com representação da comunidade interna – Proex, IDR, NIT e comunidade externa – parceiros com termos de cooperação técnica na Intesol. Dessa forma, muitas ações de formação e educação, por exemplo, são realizadas de forma coletiva, com o apoio desses entes cooperados. Contudo, a necessidade de parcerias estratégicas é condição fundamental para a sustentabilidade de ações coletivizadas.