Área geográfica
Caracterização do território.
A UNILAB está situada no município de Redenção (Campus da Liberdade e Campus das Auroras) e município de Acarape (Campus da Palmares,) o qual integra o território denominado Maciço de Baturité, composto por 13 municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção, o qual participa da política de desenvolvimento territorial coordenada pelo MDA-SDT e da política de ações integradas de economia solidária coordenada pelo MTE-Senaes, em parceria com o Governo do Estado do Ceará. O território tem uma extensão de 3.750,1 Km², conta com uma população de 210.317 habitantes e apresenta uma densidade demográfica média de 65,18 ha/km².
O PIB total do território era de R$ 604 milhões (2005) e o PIB per capita R$ 2.705,00, sendo a predominância do setor de serviços (69,54), seguida pelas atividades agropecuárias (18,35%) e, por último, o setor industrial (12,11%).
O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do Território, destacam as cadeias produtivas da Apicultura, Cajucultura, Fruticultura, Agricultura Urbana e Periurbana (quintais produtivos), bem como as atividades não-agrícolas voltadas para a cadeia do Artesanato e do Turismo Comunitário.
Outro aspecto a destacar diz respeito à priorização, pelo Colegiado Territorial, de 03 (três) projetos estratégicos de abrangência territorial com potencial de acelerar o processo de desenvolvimento produtivo no Território, o que sinaliza que o Território já vem construindo uma ambiência político-institucional favorável ao diálogo em torno das políticas e ações sociais públicas vitais para o Território em curto, médio e longo prazo. O Quadro a seguir demonstra os projetos estratégicos em questão.
Em 2013, o Projeto Política Integrada de Economia Solidária no Ceará elaborou Diagnóstico de Potencialidades da Economia Solidária no território, bem como identificou um elevado número de empreendimentos que demandam ações de formação e assessoria técnica, inclusive incubação. Consta do referido Projeto a estruturação de um Centro Público de Ecosol, o qual também necessitará de apoio técnico e acadêmico para sua gestão de acordo com os princípios da economia solidária, bem como para assegurar a sua sustentabilidade.
Nesse sentido, a INTEESOL/UNILAB terá estreita articulação com essas duas iniciativas em curso no Território (desenvolvimento territorial e ações integradas de economia solidária), buscando qualificar suas ações, potencializar seus resultados , construindo instrumentos de gestão do conhecimento que amplie o espaço da economia solidária no território e seu impacto sobre um desenvolvimento mais justo e includente.