INTESOL RECEBE VISITA DE GRUPO DA OBRA KOLPING INTERNACIONAL
A Intesol recebeu no dia 31 de outubro de 2015 a visita do Grupo da Obra Kolping Internacional de Hildesheim na Alemanha.
Esse momento serviu para apresentar a história da Unilab, destacando-a como uma universidade de proposta diferenciada, que trabalha com estudantes e professores de diferentes países da CPLP, sendo implantada no interior do estado do Ceará e da Bahia;
A coordenadora da Intesol, professora Clébia Freitas, com o auxílio dos bolsistas, relataram as diversas atividades realizadas dentro da incubadora:
Projeto Começando Certo: Realizado na comunidade de Lagoa de São João em Aracoiaba, contemplando 40 jovens com formação para produção sustentável e agroecológica, além de contribuir para a cidadania e conscientização política.
Rede Produtiva de Arte, Cultura, Artesanato e Agricultura Familiar que incuba 14 grupos produtivos, 7 unidades de produção familiar e 02 cooperativas.
Rede Maciço: o projeto contempla 6 municípios e 12 comunidades que são estimuladas a fazer a transição agroecológica de sua produção, através de atividades diversas.
Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Maciço de Baturité (Nedetemb): é um instrumento de fortalecimento das ações do colegiado territorial do Maciço de Baturité colaborando nas ações de implantação das políticas públicas e diálogo com a sociedade civil e o poder público municipal, estadual e nacional.
Evento Internacional: Projeto que contemplará no período de 23 a 26 de novembro de 2015 o intercâmbio, troca de experiências, vivências e construção de conhecimentos sobre a temática do desenvolvimento e Economia Solidária nos países Lusófonos e da Integração Sul-Sul.
Após as apresentações dos projetos, o grupo se mostrou motivado a questionar as ações para terem uma compreensão ampla, além de se mostrarem dispostos a serem parceiros da incubadora e intermediar uma parceira junto a universidade de Hildesheim – Stiftung Universität Hildesheim com a Unilab.
Destacando que focamos o desenvolvimento sustentável da região do Maciço de Baturité e em outros locais; a Profa. Clébia Freitas partilhou as experiências que vem sendo realizada pela incubadora com outros grupos, além de já estarmos colaborando com Cabo Verde na implantação de uma Incubadora na UNICV.