INTESOL
Incubadora Tecnológica de Economia Solidária

Curso de formação em Trabalho, Conhecimento e Criatividade

Curso de formação em Trabalho, Conhecimento e Criatividade

Data de publicação  11/08/2022, 09:26
Postagem Atualizada há 2 meses
Saltar para o conteúdo da postagem
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Em parceria com a Intesol e a realização pelo Instituto Algodão na Flor promovem curso de formação em Trabalho, Conhecimento e Criatividade, tendo em vista o seguinte contexto e objetivos.

 

 

 

O Trabalho tem sido visto como uma obrigação para sobrevivência e assim, tornado mais um “fardo” do que a expressão laboral pela produção e reprodução de vida. Esta tem sido a concepção capitalista para a condição humana.

Quando pensamos o trabalho como processo inerente ao desenvolvimento humano implica, necessariamente, considerar o Ser em sua totalidade e complexidade, percebendo e contribuindo para o desenvolvimento das múltiplas dimensões do indivíduo: a cultural, a política, a econômica, a social, a subjetiva e sua relação com o meio em que vive. Dizemos o SER para TER e não o contrário.

Abstrai, desse modo o entendimento no que diz respeito ao que está na essência de cada pessoa: seus valores, sua forma de ver e compreender o mundo, os aprendizados e acúmulos de conhecimentos a partir das histórias de vida. Sugere levar em conta os aspectos relativos às questões inclusive com o que não é palpável, como o cosmos a Divindade Superior, as forças que regem o universo. Significa fazer a conexão do trabalho com a dimensão espiritual como processo fundamental do desenvolvimento humano, proporcionando a “viagem” ao mundo criativo que a ele pertence, suas relações com os conhecimentos e a valorização do trabalho como expressão de prazer e produção e reprodução de vida.

É nesse contexto, que nasce a proposta da formação em Trabalho, Conhecimentos e Criatividade. Visa contribuir para o despertar da consciência analítica sobre um “novo” sobre o trabalho de forma criativa e especialmente, como ato de amor correlacionando-o com os fatores e ferramentas exigidas na contemporaneidade.

Além das temáticas específicas relacionadas com o desenvolvimento de habilidades pessoais, motivação, comunicação, mobilização de recursos, utilizará o caso da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) e do Instituto Algodão na Flor (Iaflor) como instrumentos de aprendizagem no que se refere aos temas da economia solidária, tecnologias sociais, gestão de projetos e a relação com as políticas públicas de desenvolvimento. Abordará conteúdos e técnicas de mediação de grupos de modo a contribuir com o alcance da aprendizagem pelos participantes.

 

Categorias